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Negociação: a importância de criar planos alternativos (com eBook gratuito!)

16/02/2017

Um dos elementos mais essenciais dos grandes negociadores no mundo das vendas consultivas de alta performance é exatamente a sua capacidade e criatividade de desenhar vários cenários para cada uma das suas mais importantes negociações com seus clientes e potenciais clientes ou prospects.

No entanto, o nosso duro e atribulado cotidiano muitas vezes acaba atrapalhando por não termos o tão necessário tempo de nos dedicarmos mais à esta crucial tarefa de pensar e listar opções e planos alternativos que efetivamente demonstrem aos nossos clientes o nosso real e genuíno interesse de ajuda-los com suas respectivas demandas e desafios.

E quanto não temos tempo para nos dedicarmos a antever cenários e construir planos alternativos para nossas negociações mais complexas com nossos clientes, ficamos muito mais expostos pois se, por exemplo, aquela única opção comercial que levamos à mesa de um cliente específico não rolar, a tendência é ficarmos sem ação e muitas vezes ver aquele negócio literalmente escorrer para o ralo.

E o que é ainda pior, quando não temos tempo para nos dedicarmos à criação de Planos B, C, D e aí por diante, abrimos a possibilidade de que nossos concorrentes façam isso em nosso lugar.

E tenho certeza de que você irá concordar comigo também que quando os nossos concorrentes se mostrarem mais preparados e com mais opções de negociação sobre a mesa que as chances de sucesso deles crescerão substancialmente, não é mesmo?

Preciso lhe confessar que são incontáveis a histórias que já ouvi de grandes profissionais e líderes de vendas de algumas das melhores e maiores empresas do Brasil e do mundo que compartilharam comigo situações das mais diversas onde a falha de não se prepararem bem com planos B, C, D e aí por adiante lhes custou muito dinheiro e algumas grandes empresas que optaram por trabalhar com seus concorrentes diretos.

Portanto, minha mais importante dica neste artigo de hoje:

Para cada uma das negociações busque sempre alocar um tempo de qualidade para desenhar Planos B, C, D e por aí vai.A única certeza que posso lhe dar é a de que se você não fizer isso, certamente um dos seus mais importantes concorrentes fará isso em seu lugar.

Busque se lembrar sempre do preciso ensinamento do genial Benjamin Franklin que nos dizia que “a falha na preparação é a preparação para a falha”.

E se quiser se aprofundar ainda mais sobre o fascinante mundo da negociação, clique aqui para baixar um eBook 100% gratuito com técnicas e dicas preciosas da mais importante metodologia de negociação do mundo a Universidade de Harvard. Este eBook é um presente especial da Universidade das Vendas para você!

Curta, comente e compartilhe este artigo com todos os seus amigos, líderes e liderados.

Um grande abraço e boas vendas!

José Ricardo Noronha | www.universidadedasvendas.com.br

Autor: José Ricardo Noronha



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