OS DESAFIOS DO MUNDO DAS VENDAS

Vivemos um novo mundo das vendas consultivas! Um mundo onde somente fazem a real diferença os profissionais bem preparados e bem treinados!

Um tempo de mudanças incrivelmente aceleradas. Uma nova “era”, onde temos de um lado clientes cada vez mais exigentes, bem informados, repletos de boas opções à sua frente e céticos. Do outro, temos concorrentes melhores, mais agressivos e que oferecem ao mercado produtos, serviços e soluções cada vez mais similares - quando não rigorosamente iguais. Isso faz com que o processo de tomada de decisão dos clientes se dê muito mais pelos preços mais baixos do que pela efetiva e crucial percepção dos diferenciais competitivos das nossas empresas.

Queimando dinheiro com treinamentos de vendas?

Mesmo assim, muitas empresas continuam literalmente queimando dinheiro com treinamentos de vendas pouco aplicáveis, pouco conectados com os reais desafios e necessidades dos seus profissionais de vendas e que não trazem resultados perceptíveis e mensuráveis ao incremento da sua performance de vendas (dados de uma pesquisa da consultoria McKinsey atestam que apenas 25% das empresas afirmaram que seus programas de treinamento trouxeram ganhos mensuráveis de performance).

Por que investir?

​Só brilharão os profissionais super especializados

Não por acaso, o Relatório “The Future of Jobs”, publicado pelo respeitado World Economic Forum, é bastante preciso ao afirmar que dentre as profissões de maior destaque no futuro está a dos vendedores super especializados:

“A segunda categoria (de profissionais que terão destaque) corresponde aos representantes de vendas especializados, uma vez que praticamente todas as indústrias terão de se especializar em comercializar e explicar suas ofertas aos clientes empresariais ou governamentais e aos consumidores, seja devido à natureza técnica inovadora dos próprios produtos, seja devido a novos objetivos de clientes com os quais a empresa ainda não está familiarizada, ou ambos.”

Neste cenário, nunca foi tão importante quanto agora investir de forma inteligente, vigorosa e constante no incremento do repertório de técnicas, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes de vendas dos seus profissionais e líderes de vendas, pois, ao final do dia, serão eles os maiores e mais importantes diferenciais competitivos da sua empresa. Conte conosco!