Cliente Comprando vs. Você Vendendo?

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Você não vendeu absolutamente nada, quem comprou foi o cliente!

Essa é uma pergunta recorrente nos treinamentos de vendas de alta complexidade, vendas de alta performance, vendas B2B ou vendas consultivas da Paixão por Vendas.

Em diversas ocasiões, o cliente entra em contato com o(a) vendedor(a), apresenta um pedido de cotação, o(a) vendedor(a) negocia, customiza e fecha a proposta! Volta para sua empresa, comemora, mas… ele(a) não vendeu absolutamente nada, quem comprou foi o cliente!

Essa é uma provocação densa e positiva.

Na maioria das vezes, não estamos vendendo absolutamente nada, é o cliente quem está comprando. Ou seja, estamos apenas reagindo. Porém, reagir não é um traço característico dos campeões de vendas, que são muito mais prescritivos e proativos do que simplesmente prestativos.

Nos nossos treinamentos, contamos uma história do vendedor “garçom”.

O cliente apresenta a demanda já “empacotada”. O vendedor não faz uma única pergunta ou provocação positiva e apenas anota o pedido, que é exatamente a reação que esperamos de um garçom… Você quer um refrigerante? Um pão de queijo? É pra já!

Na maioria das vezes simplesmente reagimos às necessidades já consideradas por nossos clientes, mas esquecemos que há um outro tipo de necessidade: aquela ainda não considerada pelo cliente.

Em vendas consultivas, em vendas complexas, é importantíssimo conectar com os dois tipos de necessidades, pois no primeiro geramos a conexão na venda, e no segundo, com foco nas necessidades ainda não consideradas, geramos a diferenciação a nossa abordagem.

Lembre-se: para tirar o cliente da zona de conforto, você precisa sair da zona de conforto. Reagir é fácil. Agir dá trabalho.

Por fim, temos uma sugestão para você – hoje mesmo, se possível, faça a seguinte pergunta para sua força de vendas:

“Pessoal, pensando nas nossas últimas prospecções: o cliente comprou ou a gente vendeu? E qual é a diferença?”

Você pode se surpreender com as respostas!

Assista abaixo um vídeo que gravamos sobre o tema e também a história do garçom mineiro!

Pense nisso e boas vendas!

José Ricardo Noronha
José Ricardo Noronha
Bacharel pela PUC/SP (Direito) com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University (Nashville/TN), no Illinois Institute of Technology (Chicago/IL) e na Columbia University (NY/NY) nos Estados Unidos. Especialização (MBA) em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management – Nashville/TN). Fez o incrível Curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School (Cambridge/MA). Professor de vários programas de MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração), onde tem recebido vários Prêmios de Excelência Didática em Educação Executiva. Foi, ao longo de quase 20 anos de carreira, Vendedor e Diretor de importantes multinacionais no setor de Educação Corporativa e tem ajudado ao longo dos últimos 6 anos algumas das maiores e melhores empresas do Brasil e do mundo a venderem mais, melhor e com muito mais técnica e paixão. E, acima de tudo, o Zé é um Vendedor! Um Vendedor que com sua equipe de “feras” quer ajudar você e sua empresa a se tornarem ainda mais grandiosos!

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