O poder do sacrifício

Vendas Consultivas de Alta Performance: basta ter bons insights?
2 de agosto de 2019
Exibir tudo

Quando falamos de sacrifício, uma expressão vem à mente: “No Pain. No gain”. Ela descreve com incrível clareza a relação direta entre as importantes conquistas e vitórias que todos objetivamos em nossas vidas e carreiras com os grandes esforços a eles associados. E é exatamente sobre sacrifício que quero falar com você neste artigo, em mais uma provocação positiva.

Nestes tempos desafiadores e de maior competitividade que vivemos tanto no mundo dos negócios quanto em nossas vidas e carreiras, não custa lembrar que o tão sonhado “sucesso” que todos, de alguma forma, buscamos está intimamente ligado aos nossos incontáveis sacrifícios diários.

A correlação um tanto quanto simplista nos leva a questionamentos bastante profundos. Vamos a alguns deles?

– Quantos são os líderes que vêm imediatamente à sua cabeça e que têm, de verdade, se sacrificado pelo bem-estar e por bem servir e ajudar seus profissionais? Refiro-me àqueles que não têm a obsessão quase ou totalmente exclusiva pela busca de maiores lucros para suas empresas.

– Quantos não foram os momentos em sua jornada pessoal que, mesmo diante de barreiras, problemas e desafios aparentemente intransponíveis, você e as pessoas que ama, com muito sacrifício, conseguiram “dar a volta por cima”?

– Quantas não são as pessoas e empresas que você conhece e que têm, de alguma forma, tentado lhe vender alguma “fórmula mágica” de sucesso que não considera e realça os sacrifícios para chegar lá “em cima” ou “no topo”?

Grandes sacrifícios forjam grandes pessoas e líderes. Inspiremo-nos em Martin Luther King, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e Madre Teresa de Calcutá, que deixaram para o mundo um maravilhoso legado de profundos princípios e valores, todos forjados às custas de gigantescos sacrifícios pessoais em torno das “causas” que eles tão vigorosamente lutaram ao longo de suas vidas.

Inspiremo-nos também nas nossas próprias histórias de superação e lembremo-nos sempre do quanto lutamos e quanto nos sacrificamos para chegar onde estamos hoje.

O “sucesso” está muito mais associado às decisões importantes de carreira e de vida e que. por vezes, procrastinamos. O sucesso está, sim, ligado à busca consciente e ao consequente desenvolvimento contínuo dos nossos pontos fortes e competências chave.

O sucesso está também muito ligado ao trabalho árduo, disciplinado e humilde, exatamente por enxergarmos que há sempre espaço para evoluirmos como profissionais, pais, amigos, filhos, líderes e liderados.

E, acima de tudo isso, o sucesso está ligado aos importantes e inevitáveis sacrifícios diários, pois como a famosa frase diz: Sem dor. Sem ganhos!

Que sua jornada seja sempre repleta de incríveis realizações, que, em sua quase totalidade, estão ligadas ao incrível poder dos sacrifícios em sua vida!

Um grande abraço do amigo vendedor, sempre reticente e resistente à ideia de que é o talento que nos move, pois, ao final do dia, o que efetivamente nos move é dentre outros elementos a paixão pelo que fazemos, o trabalho disciplinado e os sacrifícios diários!

Como sempre, quero te ouvir. Esta provocação positiva faz sentido para você?

José Ricardo Noronha
José Ricardo Noronha
Bacharel pela PUC/SP (Direito) com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University (Nashville/TN), no Illinois Institute of Technology (Chicago/IL) e na Columbia University (NY/NY) nos Estados Unidos. Especialização (MBA) em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management – Nashville/TN). Fez o incrível Curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School (Cambridge/MA). Professor de vários programas de MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração), onde tem recebido vários Prêmios de Excelência Didática em Educação Executiva. Foi, ao longo de quase 20 anos de carreira, Vendedor e Diretor de importantes multinacionais no setor de Educação Corporativa e tem ajudado ao longo dos últimos 6 anos algumas das maiores e melhores empresas do Brasil e do mundo a venderem mais, melhor e com muito mais técnica e paixão. E, acima de tudo, o Zé é um Vendedor! Um Vendedor que com sua equipe de “feras” quer ajudar você e sua empresa a se tornarem ainda mais grandiosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *