Pense na figura do vendedor…

A Maior Complexidade em Vendas Consultivas/Vendas B2B
30 de abril de 2020
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Quando você pensa na figura do vendedor, qual é primeiro adjetivo que lhe vem à cabeça?

Enrolador, mentiroso, sem profissão? Picareta, chato, tagarela?


Infelizmente a venda ainda é estigmatizada por adjetivos nada elogiosos.

Porém a expressão “isso é papo de vendedor” nunca esteve tão longe do que é a venda consultiva efetivamente representa.

Muitas vezes, os profissionais não se enxergam como vendedores e a venda deixa de ser uma área técnica. Não importa em qual indústria você trabalha, estamos em vendas o tempo todo.

Ao atender o telefone, responder um e-mail, participar de uma videoconferência, você está em vendas e experiência do cliente.  

Sempre dizemos que experiência do cliente é a somatória de todas as interações que ele(a) tem com você, no antes, durante e depois.

E é justamente a boa experiência que leva a recorrência.

O cliente precisa de atenção, ele(a) quer se sentir cada vez mais único e participar da construção de soluções que sejam efetivamente customizadas e aderentes ao seu negócio.

E nesse ambiente de “comoditização da qualidade” em que vivemos, ficam algumas provocações: suas soluções foram estruturadas da porta para dentro ou com uma visão do sucesso do cliente? Nesse ambiente mais complexo, qual é o valor real que seus clientes enxergam na sua parceria?

Por fim, por que o cliente deve trabalhar com você e não com seus concorrentes? E como se posicionar perante essa pergunta, sem falar da sua empresa e sem falar mal dos seus concorrentes?

Quer uma dica? Lidere conversas orientadas ao negócio dos seus clientes e não ao seu!

Assista abaixo ao vídeo sobre esse tema:

Boas vendas!

José Ricardo Noronha
José Ricardo Noronha
Bacharel pela PUC/SP (Direito) com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University (Nashville/TN), no Illinois Institute of Technology (Chicago/IL) e na Columbia University (NY/NY) nos Estados Unidos. Especialização (MBA) em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management – Nashville/TN). Fez o incrível Curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School (Cambridge/MA). Professor de vários programas de MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração), onde tem recebido vários Prêmios de Excelência Didática em Educação Executiva. Foi, ao longo de quase 20 anos de carreira, Vendedor e Diretor de importantes multinacionais no setor de Educação Corporativa e tem ajudado ao longo dos últimos 6 anos algumas das maiores e melhores empresas do Brasil e do mundo a venderem mais, melhor e com muito mais técnica e paixão. E, acima de tudo, o Zé é um Vendedor! Um Vendedor que com sua equipe de “feras” quer ajudar você e sua empresa a se tornarem ainda mais grandiosos!

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