Quarentena Forçada e Lifelong Learning

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Existe uma relação íntima entre essa quarentena forçada e o conceito do Lifelong Learning.

Precisamos utilizar com consciência este momento único para afiar os nossos machados, conforme conceito criado pelo autor Stephen R. Covey no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

E o que isso significa na prática?

Reservar um tempo para incrementar suas técnicas, habilidades e conhecimentos, a fim de trabalhar melhor e não necessariamente mais. Ser mais produtivo e menos ocupado.

Não é só aprender, é aprender a aprender. Aprender a desaprender. Muitas vezes carregamos vícios, que podem ter dado certo até agora, mas hoje, mais do que nunca, o sucesso de ontem não necessariamente será o sucesso de amanhã.

Muitas vezes escutamos em nossos treinamentos:

“Bruno, Zé, eu vendo há 20 anos assim, está me dizendo que estou errado?”

Não, o seu repertório estava adequado a um contexto, que eventualmente mudou. E se isso é verdade, basta continuar fazendo as mesmas coisas para ter os mesmos resultados?

Por essa razão, queremos trazer aqui três poderosos conceitos: Upskilling, Reskilling e Lifelong Learning.

Upskilling. Precisamos incrementar nosso repertório de técnicas, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes existentes. É investir tempo naquilo que você já sabe fazer. Por exemplo, se você já é um grande negociador, aproveite essa quarentena para ler um bom livro de negociação, como um dos livros do professor William Ury. Isso o ajudará a incrementar ainda mais os seus pontos fortes.

Reskilling. Além de incrementar seu atual repertório, é necessário incorporar novos conhecimentos, novas habilidades e técnicas, cujo baixo domínio pode representar um obstáculo à sua evolução. Isso se torna cada vez mais relevante, pois os negócios hoje estão cada vez mais multidimensionais e multidisciplinares, com uma alta complexidade. Quanto mais você desenvolver, entender e reformatar sua forma de vender, por exemplo, mais valor você poderá entregar a todos envolvidos no processo de compra, que, por sua vez, também está em constante transformação.

Lifelong Learning. Nesse contexto, precisamos ter a humildade de reconhecer que sempre há espaço para estudar e melhorar os nossos processos. É aprendizagem para vida toda. Neste momento de quarentena, por exemplo, o nosso negócio aqui na Paixão por Vendas, que ainda era concentrado no segmento de eventos corporativos, foi diretamente afetado. E mesmo com tantos anos de experiência neste negócio, nossa reação imediata foi ter a humildade de revisar todo nosso planejamento estratégico, o que representou uma reinvenção do nosso posicionamento, que hoje já tem como principal pilar e fonte de receita os treinamentos online e eventos via live streaming. Se estivéssemos “abraçados” ao nosso modelo original de negócios, provavelmente afundaríamos com ele. Seja aprendiz para vida inteira.

Por fim, além dessa cultura de aprendizagem contínua, tenha em mente o conceito do “treino intencional”.

Por que você acredita que aquela habilidade será relevante para sua carreira? Como você poderá colocar este novo conhecimento rapidamente em prática? Lembrem-se: ideias não vale nada sem execução!

Nesse momento de incertezas, a única coisa que podemos garantir é que os próximos meses serão incrivelmente desafiadores.

Entretanto, o mercado continuará recheado de oportunidades aos profissionais bem preparados e que saibam executar em cima do seu planejamento.

Você também pode assistir abaixo ao vídeo deste artigo. Boas vendas!

José Ricardo Noronha
José Ricardo Noronha
Bacharel pela PUC/SP (Direito) com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University (Nashville/TN), no Illinois Institute of Technology (Chicago/IL) e na Columbia University (NY/NY) nos Estados Unidos. Especialização (MBA) em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management – Nashville/TN). Fez o incrível Curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School (Cambridge/MA). Professor de vários programas de MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração), onde tem recebido vários Prêmios de Excelência Didática em Educação Executiva. Foi, ao longo de quase 20 anos de carreira, Vendedor e Diretor de importantes multinacionais no setor de Educação Corporativa e tem ajudado ao longo dos últimos 6 anos algumas das maiores e melhores empresas do Brasil e do mundo a venderem mais, melhor e com muito mais técnica e paixão. E, acima de tudo, o Zé é um Vendedor! Um Vendedor que com sua equipe de “feras” quer ajudar você e sua empresa a se tornarem ainda mais grandiosos!

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